Páginas

Sejam Bem Vindos

terça-feira, 26 de julho de 2011

TOKUSATSUS


Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (特殊 撮影), traduzido como "filme de efeitos especiais". Antigamente, era um gênero que englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que usasse de efeitos especiais. Atualmente, é sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National KidUltramanUltrasevenSpectremanJaspionChangemanJiraiyaBlack Kamen RiderCybercopsWinspector e muitos outros.
Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus (sendo a Toei a maior delas), apesar de existirem outras que também produzem o gênero. A supremacia da Toei é notável em relação à empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também destaca-se por aperfeiçoar cada vez mais o gênero e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), atualmente estão extintas/falidas.

Toei Company: É a que mais produz Tokusatsu no japão, responsável por alguns dos gêneros mais famosos como o Super Sentai, Metal Hero e Kamen Rider.
Tsuburaya: Criada por Eiji Tsuburaya (considerado um mago da televisão no país), produz a franquia Ultraman, talvez o mais popular super-herói do Japão.
Toho: Responsável pelos filmes do Godzilla e pelos seriados CybercopsGuyferd,GransazerJustiriser e Sazer-X.
Takara: Antigamente, produzia brinquedos para a Toho (concorrendo com a Bandai, que fabrica os brinquedos da Toei). Atualmente, produz suas próprias séries, sendo responsável pelos seriados Ryukendo e Tomica Hero Rescue Force.



Nenhum comentário:

Postar um comentário